segunda-feira, 14 de maio de 2012

MOVIMENTO DE MENINOS E MENINAS DE RUA

      É um movimento de natureza política, social e cultural que tem por objetivo a defesa dos direitos da infância e da adolescência.
Surgiu em um momento em que a articulação grupal de educadores de rua,  e de  pessoas engajadas em diversos  programas de atendimentos a crianças e adolescentes nas diferentes regiões dos pais.

      Nos anos 1980 esses programas eram conhecidos como alternativos comunitários de atendimentos a meninos e meninas de rua. Somente em 1982 consolidou-se como uma entidade civil independente e a partir de 1985 passou a ter cinco sedes regionais.
      
     Este movimento não presta atendimento direto aos menores, mas procura mobilizar a todos que estão envolvidas no programa, sua independência e tamanha que não existe vinculo nem com o governo nem com a igreja. Essa independência e garantida por três entidades internacionais entre elas a mais importante e o UNICEF.

7 comentários:

  1. Os gonernates do nosso país deveriam investir em projetos voltados para esta realidade, póis no país todo a milhares de criança vivendo nessa situação de vulnerabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Temos que proteger nossas crianças para que elas não venham a passar por essa situação de abandono, pois elas representam o futuro do mundo e se não cuidar-mos disso agora o que será daqui para frente se não houver um futuro para ser pensado.

    ResponderExcluir
  3. Um dos instrumentos que temos à disposição, atualmente, no Brasil, para esta luta, é o Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas há outros, tanto políticos como jurídicos, que devemos usar, buscando resultados efetivos no presente e não esperando pelo futuro.

    ResponderExcluir
  4. Sem duvidas, esse Movimento de Meninos e Meninas de Rua é uma iniciativa de grande relevância, pois percebe-se a preocupação de nossos educadores frente à triste realidade apresentada por nossas crianças e adolescentes que vivem a margem da sociedade vulneráveis a todo e qualquer tipo de negligencia a seus direitos. E zelar pelo bem estar dessas crianças e adolescentes é dever de todos.

    ResponderExcluir
  5. Composto por uma rede de educadores e voluntários vem ajudando a transformar a sociedade brasileira, ao participar de forma crítica e ativa na elaboração de leis e políticas públicas para a infância e adolescência

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse assunto!!!
    parabens esta super bem elaborado
    o movimento de meninas e meninos é muito importante para que essas crianças não fiquem na rua ....gostei

    ResponderExcluir
  7. sim mas para esse movimentos ser evoluir mais precisamos das nossas autoridades para que eles olhem com um olhar de emoçaõ não só com um olhar de critica mas um olhar quer posamos mais evoluir no meio da sociedade mas abrigos paRA ESSAS CRIANÇAS mas condição de moradias etc mazs

    ResponderExcluir